12 set 2017
0

Você sabe o que é Ayurveda e como ela pode ajudar no seu bem-estar?

Se você não sabe o que é Ayurveda, não se preocupe. Há uns dois meses eu também não fazia ideia do que era isso. Descobri, por acaso, ao ver um vídeo da Paula Abreu do Escolha Sua Vida no Youtube (se não conhece, depois de ler esse post até o final, faça sua inscrição nesse canal maravilhoso! 😀 ).

Trata-se de uma medicina tradicional da Índia, de mais de cinco mil anos, que tem como premissa estabelecer o equilíbrio do corpo por meio de uma alimentação saudável, atividade física, exercícios para a mente e desenvolvimento da espiritualidade.

ayurveda

Na China, também usam a denominação “Ayurveda” para um tipo de medicina da região, que tem muitas semelhanças com a indiana, mas também, algumas diferenças. Entre elas, os remédios naturais desenvolvidos nas duas terras que possuem climas, solos e flora diferentes, o que impacta diretamente no que é produzido para tratar as doenças nos dois locais.

O médico 

Quando você se trata com um médico especializado neste tipo de medicina, ele irá analisar todo o seu estilo de vida; ouvir seu pulso, que tem 12 pontos a serem avaliados; vai ver a aparência da pele, dos lábios, das unhas e dos olhos; e ainda, identificará o seu dosha (whaaaaat? Calma que explicarei o que é isso no próximo tópico).

O que é Dosha e qual é o seu?

Para a Ayurveda, tudo no mundo é composto pelos cinco elementos: ar, água, fogo, terra e espaço (não, não tem coração e nem “Vaaai, Planeta!”). Combinados, eles formam os três doshas:Vata, Kapha e Pitta, que são tipos metabólicos e que cada pessoa tem o seu, com suas diferenças individuais. Veja as descrições:

“O dosha Vata é uma combinação de espaço e de ar. Ele controla o movimento e é responsável por processos corporais básicos, tais como a divisão celular respiração e circulação. Áreas do corpo Vata são o intestino grosso, pélvis, ossos, pele, orelhas e coxas. Pessoas com vata como seu dosha principal se acredita serem de raciocínio rápido, fino e rápido, e são suscetíveis à ansiedade, a pele seca e constipação. 

O dosha Kapha representa os elementos da água e da terra. Kapha se crê ser responsável pela força, o crescimento de imunidade. Áreas do corpo Kapha são o peito, pulmões, e fluido espinal. Pessoas com kapha como seu dosha principal são pensados para ter calma, ter um quadro de corpo sólido, e são suscetíveis à obesidade, diabetes, congestão nasal e problemas de vesícula. 

O dosha Pitta combina fogo e água. Pensa-se nele para controlar as hormônios e o sistema digestivo. Áreas do corpo Pitta são o intestino delgado, estômago, glândulas sudoríparas, a pele, o sangue e os olhos. Pessoas com Pitta como seu dosha principal são pensados para terem uma personalidade impetuosa, pele oleosa, e são suscetíveis a doenças do coração, úlceras estomacais, inflamações, azia e artrite.” – Fonte: Práticas Alternativas

FAÇA O TESTE E DESCUBRA QUAL É O SEU DOSHA

ayurveda

Se o seu dosha estiver desequilibrado, você pode ter problemas de saúde, psicológicos e em seu bem-estar em geral. Por isso, pode ser indicado fazer uma alimentação direcionada para o seu tipo (vata, kapha ou pitta), ioga, meditação, exercícios, massagens e outros tratamentos alternativos.

Interessou pelo assunto? Consulte um médico que seja especializado nessa medicina alternativa para te orientar e verificar se há equilíbrio em seu dosha e o que você pode fazer em sua rotina. Lembrando que, esse tratamento não exclui a medicina convencional, mas pode te ajudar a não precisar dela, já que, tratando a mente, o corpo e o espírito, ficamos menos suscetíveis a doenças.

Deixe o seu comentário!

sem Comentários

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.