19 jul 2017
2

Tire suas dúvidas sobre meditação

A meditação tem se tornado cada vez mais comum no Ocidente, mas ainda passa longe da valorização da prática no Oriente. Muitos por aqui ainda não têm conhecimento de como meditar e dos benefícios que isso traz para o corpo e a mente. Por isso, resolvi conversar com a Olga Durães – Instrutora de meditação ( Insta: @em.meditacao ) – para esclarecer as principais dúvidas. Confira abaixo:

meditação

Quanto tempo é necessário para meditar?

O tempo de meditação para quem está começando deve ser razoável, algo que não seja impossível de cumprir. Tem um programa de mindfulness que fala sobre fazer 3 paradas durante o dia de 3 min cada. Após se habituar, a pessoa pode aumentar para mais tempo.

O ideal mesmo, em relação ao tempo, é chegar pelo menos aos 20min para atingir os benefícios. Comece com 3 min e vá aumentando gradativamente.

É preciso ter um local especial para praticar?

Sim, é indicado. O espaço deve ser específico para meditar, não sendo onde você dorme, come e vê TV, pois, se você faz a meditação em seu quarto, pode ser que você se sinta sonolenta(o), na cozinha pode sentir cheiro de comida e desencadear pensamentos relacionados à alimentação. Já na TV, você pode se lembrar de algum programa.

Não consigo “parar de pensar” ao meditar. Há algum truque?

Nossa mente foi feita para pensar mesmo, como se fosse um macaquinho, pulando de galho em galho (pensamento em pensamento), e com a meditação, esse macaquinho foca em apenas uma coisa. No começo, não é necessário se preocupar tanto. Apenas relaxar. Você pode focar na respiração, em algum mantra…

Meditação guiada ou em silêncio, qual é melhor?

Como a nossa cultura ocidental é diferente da oriental, as pessoas podem não entender que você está meditando em locais públicos. O que é comum no Japão, por exemplo. Lá há pessoas meditando em praças, no ônibus, etc. Por isso, talvez seja importante no começo, que haja um instrutor guiando. Após um tempo, você pode se sentir mais à vontade para meditar sozinha(o). Mas isso vai de cada um.

Quais os principais benefícios da meditação?

Em relação aos benefícios, ao pesquisar no Google você encontra vários. Seguem alguns que considero como principais:

  • Traz profunda paz interior
  • Melhora a atividade cerebral
  • Aumenta a concentração
  • Aumenta a inteligência
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Melhora a memória
  • Desenvolve a compaixão consigo e com os outros
  • Diminui dor crônica
  • Desenvolve uma mente mais criativa
  • Retarda o processo de envelhecimento

E então, gostou dos esclarecimentos? Tem mais alguma dúvida? Divida com a gente 🙂

Veja mais sobre meditação aqui!

Deixe o seu comentário!

2 Comentários

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.