17 abr 2017
0

Dica de Leitura | O Livro do Ego de Osho

Um dos livros que li no início deste ano e que fez com que eu mudasse bastante a minha maneira de encarar os fatos da vida foi “O Livro do Ego – Liberte-se da Ilusão” do Osho. Para quem não conhece, o autor indiano foi um grande líder espiritual e entusiasta da meditação e do despertar da consciência.

Neste obra, ele expõe vários conceitos, tais como:

  • Darma – Palavra que significa “Lei Natural” , “Realidade”, “vida” no modo geral ou o “Caminho para a Verdade Superior”;
  • Ego“O reflexo, aquilo que os outros pensam. Se ninguém pensa que ela tem alguma utilidade, se ninguém a aprecia, se ninguém lhe sorri, então, também, um ego nasce – um ego doente, triste, rejeitado, como uma ferida, sentindo-se inferior, sem valor. Isso também é ego. Isso também é um reflexo.”;
  • Felicidade“A felicidade é a morte do ego. Se você quiser continuar a ser uma entidade separada da existência, como quase todos estão tentando fazer, você vai ter medo de ser alegre, animado. você vai sentir-se culpado por ser feliz. Você vai sentir-se suicida porque você estará cometendo suicídio no nível psicológico, no nível do ego.”

o livro do ego do autor osho

Osho também fala sobre a relação entre homens e mulheres e sobre o papel da mulher na sociedade. Para o autor, a mulher é menosprezada desde sempre e isso não é certo. Ele fala que ela foi criada para ser inferior ao homem, mas que deve conquistar o seu lugar:

“Se em todo o mundo à mulher for permitida a liberdade de desenvolver o seu potencial, haverá muitas, muitas mulheres iluminadas; muitas, muitas mulheres místicas, poetisas, pintoras. E elas melhorarão o mundo inteiro. Elas darão ao homem também novas dimensões porque as suas maneiras de verem as coisas são diferentes. O homem olha para as coisas de uma maneira; a mulher olha de uma perspectiva diferente. A vida se tornará mais rica.”

O líder também é totalmente contrário à política tal como é feita, considerando-a até como uma doença. Osho diz que “os políticos, todos os políticos do mundo, têm muita coisa para esconder porque para conseguir a realização de sua ambição – tornar-se presidente, primeiro-ministro – eles têm que fazer tudo… Seja legal ou ilegal, moral ou imoral, não interessa. Os meios não interessam aos políticos, apenas os fins interessam. Se o fim for alcançado, então todos os meios estão certos.”.

Outro ponto de destaque na obra e que muito me interessou foi a meditação. Ele acredita que essa é uma das únicas maneiras de alcançarmos a consciência e que, ao contrário do que muitos acreditam, não precisamos apenas prestar a atenção na respiração para conseguir entrar no estado meditativo. A simples contemplação às estrelas ou observar o mar já são formas de meditar, de se livrar dos pensamentos e das preocupações da mente.

Além disso, o livro me despertou para a importância de focar no agora, algo que me levou a outro exemplar, “O Poder do Agora” de Eckhart Tolle. Esses dois livros têm sigo fundamentais para o meu estudo a respeito da espiritualidade e do desenvolvimento da consciência. E você, já leu algum deles? O que achou? Também aceito indicações! 🙂


Informações sobre a obra:

SINOPSE

Em O livro do ego, Osho compartilha seus ensinamentos através de perguntas e respostas, proporcionando ao leitor a libertação da prisão representada pelo ego. O livro aborda temas como política, poder, violência e amor, relacionando a influência do ego em cada um desses elementos. O autor ensina que a autoaceitação só é possível quando nos despimos de toda a vaidade que carregamos. Juntamente com O livro das mulheres, O livro dos homens e O livro do ego, esta valiosa obra contribui de maneira imprescindível para o autoconhecimento e para a criação de um mundo melhor.

Nº de páginas: 320
Valor médio: R$ 29,90

Deixe o seu comentário!

sem Comentários

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.