7 dez 2016
0

Dicas para quem quer começar um blog

Vira-e-mexe me perguntam o porquê de eu ter começado o blog e me pedem dicas para manter um, porque todos sabemos que dá trabalho pra caramba pensar nos posts, escrever, conseguir fotos boas e editar. Por isso, resolvi digitar esse artigo com algumas sugestões que podem ajudar aqueles que querem ser blogueiros, mas têm medo de não conseguir ir em frente, ou mesmo, dos que já fizeram seus sites, mas não conseguiram desenvolver por “n” motivos, seja falta de tempo, criatividade para os temas ou por desânimo.

Primeiramente, não sinta-se mal por não ter dado certo ainda. Acontece com muitas pessoas, você não é o único(a). Tudo o que precisa de uma rotina e de dedicação, exige muito da gente, por mais que seja algo do qual gostamos e nos sentimos bem fazemos.

 

Hoje em dia, com a correria, não sobra muito tempo para fazer os nossos hobbies e, consequentemente, fica complicado incluí-los junto às tarefas do dia a dia. Isso não quer dizer que você não possa dar um jeitinho. Veja algumas dicas que aprendi graças aos mais de seis anos de experiência com o Blog Dona Onça e com outros que tive neste período:

1) Dedique um tempo fixo

Analise a sua disponibilidade diária ou semanal para saber quantos minutos ou horas terá que se dedicar. Isso ajudará a definir quantos posts vai conseguir fazer por semana/mês. Para isso, vale se organizar por meio de agendas físicas ou virtuais e colocar alarmes no celular. Afinal, você precisa ter o hábito de escrever sempre;

2) Abuse das redes sociais

Não é nenhum segredo que as redes sociais são a melhor maneira de divulgar um blog atualmente. Você poderá fazer a divulgação das suas postagens no Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e várias outras redes de nicho. Basta verificar onde está o seu público de acordo com a faixa-etária dele;

3) Acompanhe outros blogs e redes para se inspirar

Quando a inspiração faltar, busque assuntos em redes como o Pinterest e o Instagram, além de ser um(a) pesquisador(a) de outros blogs. De vez em quando, vale observar até o que acontece nas ruas. E as revistas também são úteis. Tudo pode ser uma fonte para você se inspirar;

4) Vá aos eventos

Não falta aos eventos do seguimento sobre o qual você escreve. Eles são ótimos para fazer networking, para se atualizar nos assuntos que te interessam e para fazer a divulgação da sua imagem e do seu blog. Eu conheci muita gente por conta do Dona Onça nesses eventos e até foi útil para eu conseguir oportunidades de trabalho. Lembre-se sempre: “quem não é visto não é lembrado”. Portanto, apareça!

5) Faça parcerias

Esteja aberto(a) a parcerias com empresas, caso queira ganhar dinheiro com o blog. Crie um mídia kit com os tipos de serviços que quer oferecer e com os valores de cada um. Isso tornará o seu blog mais apresentável e profissional. Quanto aos preços, não existe padrão no mundo dos blogueiros. Peça alguns mídias kits por aí e cobre o valor que considera justo, baseando-se em sua pesquisa. | Como fazer um mídia kit.

6) Outro ponto é a importância de hospedar o blog. O seu domínio deve ser registrado e você precisará de um site de hospedagem, como o 1&1, para comportar as imagens e demais arquivos que publicará. Assim, terá segurança de não perder conteúdos e mais uma vez, passará uma imagem mais profissional.

E então, gostou das dicas? Tem mais alguma para dividir com a gente?

Deixe o seu comentário!

sem Comentários

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.