12 jul 2016
0

Como incluir hábitos saudáveis na rotina

Dizem que a gente demora até 66 dias para mudar um hábito. Depois de muito treino nesse período, o cérebro absorve a nova rotina e passa a agir conforme o outro comportamento de forma meio que automática. Isso pode acontecer com muitas coisas: cigarro, bebidas e claro, a inserção de bons hábitos, como exercícios e alimentação saudável.

Todo homem pode ser, se assim se propuser, escultor de seu próprio cérebro”

SANTIAGO RAMÓN Y CAJAL

Como você já acompanha por aqui, há cerca de 3 anos, comecei a fazer atividades físicas. Testei várias modalidades e busquei determinar o número de vezes que deveria me exercitar semanalmente. Desde então, tem dado muito certo e, nos dias que não posso ir à academia ou correr na rua, sinto até falta.

antes e depois da rotina saudável

Como eu era há três anos e como estou agora (releve o descabelamento. Obrigada. De nada.)

Agora estou com uma nova missão: mudar a alimentação. Confesso que é até mais difícil para mim, pois eu tenho disposição para malhar, mas em compensação, sou muito boa de garfo. Daí, optei por fazer algumas trocas de alimentos gordurosos ou com farinha branca por outros integrais.

No almoço, tenho apostado no arroz integral, carnes magras e salada. Nos lanches, troquei os salgados e outras gordices por pão integral, um queijo magro, como a ricota ou o cottage, e algum suco ou leite.

Neste mês quero avançar mais uma etapa, que é procurar um profissional de nutrição para me ajudar. A ideia nem é diminuir o peso na balança, pois estou satisfeita. Quero mesmo é reduzir o percentual de gordura (a última vez que fiz a medição estava em 17%. Bom, mas pode melhorar!) e aumentar o ganho de massa magra.

Ainda não sei se terei que usar suplementos. Já tomo o BCAA que ajuda a manter os músculos, mas não queria tomar Whey. Vamos ver o que o(a) nutricionista dirá. Sei que será um novo hábito que pretendo fazer com que dê certo! 🙂

Para te inspirar, coloquei algumas dicas para adotar uma rotina saudável:

1. Antes 30 min do que nada

Você pode achar pouco, mas é melhor reservar 30min em seu dia a dia para praticar exercícios do que nenhum segundo sequer. Seu corpo já vai sentir a diferença com esse período a mais de atividades físicas. Pode apostar!

2. Coma antes de comprar

Não faça compras com o estômago vazio. Pode parecer bobagem, mas quando você está com fome, é mais difícil resistir aos alimentos ricos em gordura, açúcar e calorias;

3. Leve seu lanche para os lugares

Preparar as refeições em casa para levar ao trabalho ou faculdade vão te ajudar a se alimentar melhor, gastando menos e sem correr o risco de comer bobagens na rua. Para isso, a bolsa térmica da Uzybag pode ser uma ótima aliada, já que comporta todas as refeições do dia.

4. Viva o Integrais!

Cereais integrais como o arroz integral, pão ou macarrão de trigo integral têm mais fibras e são melhores que os brancos, que são mais refinados e processados;

5. Você deve se recompensar $$$

Toda vez que for à academia, coloque uma moeda de 1 real (ou mais dinheiro, se preferir) em seu cofrinho. Será como um pagamento pelo seu esforço e claro, o investimento volta todo pra você. Nada mal ficar em forma e ainda juntar uma grana, não é mesmo?

6. Pare de pesar!

Apesar do título “mandão”, a ideia é se preocupar menos com a balança e mais com o seu percentual de gordura e massa magra. Muitas vezes, começamos a malhar e o peso não muda, mas isso não quer dizer que não estamos tendo resultado e sim, que o corpo está substituindo as gordurinhas por músculo.

Agora, me diga, se você já implementou esses tipos de mudanças em sua vida e adotou uma rotina saudável, como foi e quais foram as suas maiores dificuldades? Divide com a gente! 😉

Deixe o seu comentário!

sem Comentários

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.