17 dez 2014
3

O que me motiva a correr | Por Danielle Ribeiro

A partir de hoje vou postar histórias de quem começou a praticar atividade física, o que acham da experiência e quais são as suas principais dificuldades e motivações. A tag se chama #Oquememotiva e será levada para o Instagram (@blogdonaonca) e para o Facebook do blog. Convido você a postar em su respectiv redes usando a hashtag e fazendo referência a essa nova campanha do blog. Quem sabe não conseguimos incentivar mais pessoas a ter uma vida saudável, não é mesmo?

A primeira história será da Danielle Ribeiro, que conheci há um tempinho, quando fizemos um curso de consultoria de imagem. Acompanhe:

“Bom, quem me conhece sabe que comecei a correr para emagrecer. E quem me conhece sabe bem que tinha tudo pra ser uma missão impossível, pois sempre fui uma pessoa completamente sedentária!

Começar a correr não é fácil, não vou mentir. Abandonar anos de hábitos nada saudáveis e passar a pular da cama cedo no fim de semana requer força de vontade e muita determinação. Reduzir o consumo de guloseimas e começar a consumir mais frutas, legumes e verduras também não é tarefa fácil. Mas é necessário, e depois de pouquíssimo tempo o corpo vai se adaptando às mudanças!

Comecei a correr na esteira, alternando poucos minutos de corrida com uma boa caminhada. É assim que funciona: ninguém calça os tênis e começa a correr quilômetros da noite para o dia!  
É preciso todo o cuidado e acompanhamento, principalmente no início! Ficava muito cansada e achava que nunca conseguiria correr mais do que 2 minutos direto. Como disse, aquilo parecia simplesmente impossível pra mim.

o que me motiva

Aos poucos, aqueles minutinhos de corrida na esteira foram ficando menos pesados. A balança mostrava que a coisa toda estava funcionando, e como consequência, a motivação aumentava. Uma coisa importante que devemos ter em mente para emagrecer ou começar a praticar uma atividade física: é preciso ter uma META. Sim, FOCO é uma das ferramentas mais importantes que temos em nossas mãos, e só depende de nós começarmos a usá-la. Vai começar a correr? Planeje se inscrever em uma prova de 5 quilômetros daqui a X meses. Quer emagrecer? Imagine quantos quilos deseja emagrecer e em quanto tempo deseja alcançar esse resultado.

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” ―Alice no País das Maravilhas

Minha meta surgiu quando vi um cartaz de divulgação de uma corrida de rua, a “Encontro Delas”. É uma corrida feminina fantástica, super bem organizada. Eu nunca havia corrido na rua e com pouco tempo de treino na esteira talvez não fosse possível completar todo o percurso de 6 quilômetros, mas a vontade de encarar aquele novo desafio falou mais alto.

E foi ali, em Setembro de 2012, correndo pelas ruas do Belvedere debaixo do sol quente que me descobri corredora de verdade. O que era pra ser apenas parte do meu Projeto de Emagrecimento virou fonte permanente de prazer e bem estar. Hoje, além de ajudar a eliminar pra sempre 15 quilos e vestir as roupas que eu sempre quis, a corrida me deu mais saúde e qualidade de vida, mais disposição, flexibilidade, tranquilidade, mais bom humor, mais atenção e autocontrole, a qualidade do meu sono melhorou consideravelmente e a autoestima está sempre nas alturas!

Não preciso mais correr para emagrecer. Pensando bem, o benefício estético ficou pequeno perto de tantos outros que o esporte me proporciona todos os dias. Ter um tempo para cuidar de mim, clarear meus pensamentos, encontrar respostas para os meus dilemas, respirar fundo, ouvir meu coração bater mais forte, sentir o doce sabor da endorfina (mais doce que chocolate) e a incrível sensação de superação ao correr uma distância maior ou aumentar a velocidade. Tenho ou não tenho motivos de sobra para continuar correndo atrás da felicidade?

E você, o que está esperando para começar a se mexer?”

 

Também tem uma história legal igual a Dani para contar, manda pra mim: blogdonaonca@hotmail.com 

Vale qualquer atividade física!

Deixe o seu comentário!

3 Comentários

  1. Ana disse:

    Tô correndo tem menos de 2 meses e dia 06/12 participei da primeira corrida de rua, 5k, só parei de correr durante 2 minutos pra pegar fôlego, rs. A próxima vou fazer sem parar e em menos tempo!
    Estou fazendo 45 minutos 3 vezes por semana (às vezes 4 vezes) + 30 minutos 3 vezes por semana (os dias que faço musculação). Porém perdi apenas 1 quilo e meio, que merda, rs.

  2. Casper Branner disse:

    Força de vontade é tudo o que precisamos para começar a praticar exercícios. É claro que um post inspirador também ajuda :p

    Gostei do blog, já estou seguindo no face 🙂

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.