13 nov 2014
2

O que comer antes e após os treinos de academia?!

A dieta pode influenciar muito no desempenho do praticante de atividade física. Durante a sua prática, sempre haverá gasto de energia para realização do trabalho. Para isso, é necessário haver quebra de macronutrientes, ou seja, quebra dos nutrientes que constituem a maior parte da dieta, que fornecem energia e são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção do corpo, são eles: carboidratos, proteínas e gorduras.

alimentação pré e pós treino

É importante se alimentar de maneira correta e nos horários adequados, pois, a falta de carboidratos diminui a queima de gordura, assim como longos períodos de jejum aumentam a perda de massa muscular. Além disso, o excesso desses nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) acumulam-se no organismo na forma de gordura.

Para o fornecimento de energia durante o exercício físico, há a predominância da quebra de glicose, que fica no armazenada no organismo na forma de glicogênio muscular e hepático (fígado), portanto, para manter ou aumentar os estoques de glicogênio muscular durante os períodos de treinamento é necessária uma dieta com elevada quantidade de carboidrato, assim teremos um importante substrato energético, um efeito poupador de proteína (não havendo perda de massa muscular) e auxílio na contração muscular.

Assim como os carboidratos, as gorduras também são importantes no fornecimento de energia. E além disso são queimadas durante a atividade. Portanto, dietas com proporções muito reduzidas de gordura não proporcionam maiores benefícios à saúde, ou seja, dietas muito pobres em gorduras podem prejudicar a ingestão de ácidos graxos essenciais e redução significativa dos estoques de triglicerídeos intramusculares acarretando a prejuízo no desempenho da atividade.

Para aqueles praticantes de academias, caminhadas, clubes, o ideal é ingerir alimentos de 3 a 4 horas antes da atividade para garantir a recuperação do glicogênio muscular e para permitir o esvaziamento gástrico adequado. Por exemplo: pães, leite ou iogurte desnatado, granola, banana, mel e queijo branco.

Depois fazer um pequeno lanche 1 hora, 30 minutos e imediatamente antes da atividade física, de forma que a glicemia se mantenha em níveis normalizados e adequados.

lanche pré-treino

Exemplo:

1 hora antes: 1 banana + 1 barra de cereal + iogurte desnatado com mel

30 min antes: 1 maçã

Imediatamente antes: 1 banana + 1 barra de cereal + iogurte desnatado com mel

Nas frutas, você pode substituir a banana por uma fatia grande de mamão ou uma manga de tamanho médio ou uma fatia grande de melancia ou duas fatias média de abacaxi. Opte uma que te dê maior conforto gastrintestinal.

colaboradora de nutrição caroline cunha

Deixe o seu comentário!

2 Comentários

  1. Suelen disse:

    Amei,amei a matéria ,super útil.

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.