24 set 2014
1

Sou team Emma Watson

Não sei se vocês acompanharam, mas a Emma Watson fez um discurso sobre feminismo, em uma conferência da ONU, no último sábado.

Durante o evento ela também divulgou uma campanha chamada He for She, que tem como objetivo incentivar os homens a se posicionarem em questões que envolvem as desigualdades referentes às mulheres.

Depois dessa apresentação tão importante, ela sofreu ameaças dos responsáveis pelo site  Emma You Are Next, que prometem divulgar fotos nuas da atriz. Isso tudo só reforça algo que eu sempre penso: o quanto a nossa sociedade ainda é primitiva.

Julgam mulheres que tiram fotos sensuais de seus próprios celulares, repassam isso para grupos no Whatsapp, se referem a elas como prostitutas e ainda dizem “bem-feito se vazou! Quem mandou ela tirar essas fotos?”.

Para mim, isso não passa de uma inversão de papéis. Elas, que são as vítimas, tornam-se as culpadas. E, os namorados, ficantes, hackers e demais que trazem essas imagens à tona estão “mais que certos” de dividir isso com o mundo.

team emma watson

Até quando será considerado certo tratar uma mulher como um “frango de padaria” com cachorros famintos à sua volta? Por que é assim que a gente se sente quando sai nas ruas de roupa curta ou de academia. Sim, isso também é desvalorização e falta de respeito com a mulher. É nas pequenas ações que isso aparece.

Também estamos cansadas de passar medo ao andar em transporte público, já que a qualquer hora podemos ser estupradas, levar uma mão boba ou sofrer qualquer outro tipo de assédio.

Então deixo dois recados:

Vocês homens que têm esse tipo de atitude não têm esse direito. O nosso corpo é apenas nosso! Nós é que decidimos o que fazer com ele, quem pode encostar e quando. Não permitimos a exibição de fotos que mandamos para vocês ou que estão em nossa posse para ninguém, a não ser que a gente queira. E não, os “elogios” nas ruas não nos divertem. Pelo contrário, nos inibem. Já cansei de atravessar a rua e ver mulheres fazendo o mesmo para não terem que passar em frente a um bar cheio de caras. Acham que é frescura? Não, não é. É constrangedor.

Mulheres machistas, por favor, PAREM! Vocês têm que se valorizar. Os homens, muitas vezes, ainda recebem salários maiores que os nossos, são tratados como superiores em várias camadas da sociedade, podem se vestir como querem sem sofrer abusos e assédio. Então, não tratem seus filhos de forma diferente das filhas. Eles também têm que lavar pratos, saber cozinhar e fazer as demais tarefas domésticas. Pior que os homens machistas, são as mulheres machistas.

Entendo que homens e mulheres têm lá suas diferenças, mas estamos cansadas de sermos tratadas como inferiores por muita gente. Só isso. Estamos pedindo muito?

Deixe o seu comentário!

1 Comentário

  1. Oi adorei o post, está de parabéns! Adorei tudo!

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.