29 jul 2014
6

Quem é responsável pela sua felicidade?

Muitas vezes, mesmo que sem querer, colocamos a responsabilidade de nos sentirmos felizes sobre os ombros de outra pessoa. Com isso, erramos duas vezes. Primeiro, porque ninguém deve ser a fonte da nossa felicidade, se não a gente mesmo. Esse é um compromisso  que cada um deve ter consigo: aprender a ser feliz sozinho. E, isso só vem por meio do autoconhecimento.

Você sabe dizer quais filmes mais gosta? Quais as fragrâncias preferidas? Os livros que mais prendem a sua atenção? Os seus planos para o futuro? O que gostaria de fazer verdadeiramente no próximo fim de semana? Talvez, muitas de suas respostas tragam desejos alheios ao invés dos seus. Um exemplo disso é fazer o que apenas os outros querem no sábado que vem ou mesmo, ter como plano futuro se casar com uma respectiva pessoa. Já pensou se uma dessas coisas falha, como você vai se sentir?

Por tudo isso, devemos ter sonhos e metas individuais. Isso não significa que não devemos planejar em conjunto ou mesmo, ceder de vez em quando. Mas sim, que os grandes desejos devem ser mais seus que dos outros. Isso evita sofrimentos, caso haja alguma perda.

Pare e pense onde será o destino da sua próxima viagem, o curso que pretende fazer e até como vai ser o seu próximo corte de cabelo. Vale ser um pouquinho egoísta sim de vez em quando. Aliás, isso nem é egoísmo, é amor-próprio.

n

Também não seja a “fonte de felicidade” de ninguém. Permita que as pessoas sejam livres para escolher estar ao seu lado ou não. Pode ter certeza de que isso será melhor para os seus relacionamentos do que qualquer outra coisa. A liberdade é mágica!

O outro motivo pelo qual erramos ao apostar todas as nossas fichas em alguém para alcançar a felicidade plena é que, esse é um peso de “toneladas”. Ninguém suporta! Sentir que não podemos mudar de ideia, porque isso pode fazer alguém sofrer é péssimo. Uma hora a gente explode e aí sim, faremos a tal pessoa sofrer, até mais.

Então, antes de dizer que não pode viver sem uma pessoa ou que somente ela pode te fazer feliz, espero que esteja falando de você. Faça-me esse favor. Faça esse favor para você mesma.

 

Deixe o seu comentário!

6 Comentários

  1. Raquel Mascarenhas disse:

    Tudo o que eu precisava escutar hoje… Aprender a me amar mais! Perfeito!!

  2. Hevelyn disse:

    Temos essa mania tão feia de basear nossa felicidade em outras pessoas, né?! É terrível como ficamos esperando que os outros façam algo que nos faça feliz, quando na verdade isso deveria partir de nós mesmas!! Beijos

    http://www.detudoumtanto.com

  3. Tatiane disse:

    Oi Carol adorei o texto, era o que eu também precisava ouvir, pois estou passando por um momento dificil, um momento de perda. Muito obrigada.

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.