14 maio 2014
5

Tire todas as suas dúvidas sobre ganho massa muscular

Muita gente acha que emagrecer é difícil, mas ganhar massa também não é nada fácil. Sei bem como é! haha Por isso, fiz umas perguntinhas para o Diego do blog Saúde na Rotina, mestre em educação física que colabora aqui para o Dona Onça, a respeito de ganho de massa muscular. Vejam logo abaixo:

Tire todas as suas dúvidas sobre ganho massa muscular

1) Existe um tempo ideal para a realização de um treino que favoreça o ganho de massa muscular?

As primeiras 4 semanas de treino de força (ou musculação) não proporcionam um ganho de massa muscular (ou hipertrofia) grande. Nosso corpo ganha força por aprender o exercício e ganhar coordenação motora para executá-lo. O importante é se manter fazendo os treinos e comendo com intervalos pequenos, porções de carboidrato e proteína (um lanche de pão integral e peito de peru ou presunto magro, por exemplo), para que o corpo, ao longo de meses, tenha matéria-prima para construir uma musculatura maior.

2) É verdade que, se eu fizer musculação sem intervalos eu perco mais gordura e, com descanso, ganho mais massa ou tudo isso é mito?

Musculação sem intervalos nada mais é do que um treino com a intensidade baixa, que você consegue fazer por um período maior. Ou seja, é um treino aeróbico disfarçado, rs. Quando falamos em treino de força, falamos em levantar cargas pesadas o suficiente para que você tenha a necessidade de dar intervalos para descansar. Se você não precisa desses intervalos, a intensidade do exercício está baixa. Exercícios com intensidade baixa feitos por períodos mais longos é o que caracteriza exercícios aeróbicos, seja ele uma remada, um abdominal ou uma caminhada.

Tire todas as suas dúvidas sobre ganho massa muscular

3) Para quem quer apenas ganhar massa vale a pena investir em exercícios aeróbicos também? Se sim, por que e quais você indica?

Na verdade, não. Treinos de força e aeróbicos são chamados de “treinos concorrentes”. Nossas fibras musculares se adaptam a um tipo de estímulo só. Estudos mostram claramente que pessoas que fazem só treino de força ganham mais massa muscular do que aqueles que fazem os dois tipos de treino. Se o objetivo for mesmo ganhar massa muscular, foque nos treinos de força e na alimentação e faça apenas treinos aeróbicos leves e não muito longos. Ou não faça. Repare como não existe nas Olimpíadas, por exemplo, um mesmo corredor que ganhe as provas de corrida curta e longa. O Usain Bolt é imbatível nos 100 metros rasos, mas não chega entre os primeiros (se é que ele termina) uma maratona.

4) Qual é o número mínimo de treinos semanais para que uma pessoa possa ter um bom resultado no objetivo de ganhar massa?

A maioria das pessoas tem resultados bons a partir de 4 vezes por semana. Fazendo menos do que isso, só se a pessoa for bem disciplinada com alimentação e tiver uma genética que ajude.

Tire todas as suas dúvidas sobre ganho massa muscular

5) De quanto em quanto tempo é necessário mudar a sequência de exercícios para alcançar um resultado positivo?

Mensalmente acho um tempo adequado. Tem gente que muda todo dia, mas eu não gosto dessa abordagem. Mudando de mês em mês você dá tempo do corpo aprender o movimento e conseguir levantar mais carga, o que ajuda a ganhar massa muscular.

6) E o descanso de treinamentos por pelo menos um dia para aumentar a massa muscular, é importante mesmo ou podemos malhar todos os dias?

Treinos para hipertrofia precisam ter uma intensidade de moderada a alta. Até por isso, cada músculo precisa descansar 24h a 48h entre cada treino. Mas é cada músculo. Você pode treinar todos os dias, desde que saiba separar adequadamente os músculos que você exige nos exercícios. E é aí, talvez, que esteja o segredo que muitos professores de academia não sabem e se enrolam. É preciso saber analisar cada exercício pra saber quais músculos ele exige. Há exercícios de perna que exigem os músculos do bumbum, exercícios de costas que trabalham o tríceps, abdominais que exigem força dos músculos da coxa e assim por diante. Esse tipo de informação é importantíssima na hora de montar seu treino, pois se você treinar o mesmo músculo dia após dia, além de ele não ter tempo de se recuperar e crescer, você pode acabar se lesionando.

colaborador do blog dona onça

Deixe o seu comentário!

5 Comentários

  1. Suelen disse:

    Excelente post,bastante esclarecedor

  2. Eliana Faz disse:

    muito boa a reportagem e dicas, mas é sempre ideal ter um profissional acompanhando mesmo cada pessoa e o tipo de treino que ela deve fazer!

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.