23 maio 2013
3

Corrida para perder peso e acelerar o metabolismo

Correr é um tipo de exercício barato, fácil de ser praticado e excelente para manter a boa forma. Como ele acelera o metabolismo, ajuda na queima das calorias de maneira eficiente. Essa aceleração ocorre porque, mesmo após o término do exercício, o organismo se mantém em ritmo mais rápido por algumas horas. Por isso, é importante praticar a corrida regularmente.

Além de ajudar na redução do peso, correr também diminui o nível de colesterol, aumenta a massa muscular, ativa a circulação, reduz o estresse, previne contra a osteoporose e muito mais!

mulher praticando corrida na praia

Em relação a quem pode praticar, sabemos que a corrida exige muito esforço físico, por isso é fundamental que a pessoa interessada faça alguns exames médicos a fim de saber se há alguma limitação que o impeça de correr com regularidade.

Outro ponto importante é a preparação antes e depois do exercício. Antes você deve ingerir alimentos leves, ricos em carboidratos e com baixo índice glicêmico.  As roupas devem ser bem confortáveis e o tênis, apropriado para corrida.

Se você for iniciante, o ideal é começar com uma caminhada, ir aumentando a velocidade dos passos e, depois iniciar a corrida.

Depois de correr, aguarde uns instantes e faça uma sequência de alongamentos para evitar lesões. Também é importante beber muita água para recuperar o que perdeu, além de se alimentar para repor os nutrientes.

Para facilitar ainda tem os aplicativos que mapeiam os percursos realizados, mostram as calorias gastas, a velocidade, entre outros.

aplicativos de corrida no blog dona onça

aplicativos de corrida no blog dona onça

E aí, quem curte correr regularmente?

Deixe o seu comentário!

3 Comentários

  1. Paula disse:

    Ei Carol! Ótima dica sobre a corrida! Correr é vida! Eu corro sempre, já já alguns anos e tenho melhorado cada vez mais. Hoje, corro com orientação de uma treinadora, o que é muito melhor! Indico que as pessoas, antes de simplesmente saírem correndo por aí ou na esteira, procurem ler sobre o assunto, já que envolve muuuitas coisas. Cuidados principalmente com o tênis e com a forma dos treinos. A pisada, a marca, o modelo, tudo isso influencia muito. Além disso, o treino deve ser progressivo, como você falou, e intervalado. Não adianta pegar pesado (ainda que você aguente) um dia ou correr direto todos os dias, pois isso pode te prejudicar futuramente. Se você não tem o hábito, o ideal é começar com uma planilha básica – facilmente encontrada nas revistas, tipo O2, Contra o Relógio etc – e tendo sempre dias de descanso.
    Estas são as minhas dicas! Não sou nenhuma profissional, mas convivo muuito no meio de corredores, maratonistas, e já li e pesquisei muito sobre o assunto, então, espero que ajude a quem estiver iniciando! Correr é muito bom…é viciante e faz bem! 🙂

    • Blog Dona Onça disse:

      Oi, Paula!
      Já estou doida para começar. Semana que vem, no feriado, eu
      vou correr de leve =)
      Dizem que é viciante mesmo.

      Bjos e obrigada por dividir a sua experiência com a gente.

      Em resposta à Paula

  2. Pollyanne Marroques disse:

    Também estou dentro Carol!
    Mas ainda tentando aprender a controlar a frequência cardíaca pq sou mto afobada pra correr! rs
    O Endomondo, Runtastic e Sports Tracker estão disponíveis também para Windows Phone. 😉
    Beijão!

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.