15 mar 2013
4

Projetos “verão” no Instagram

Quem acompanha o Instagram já deve ter visto vários “projetos” que falam sobre dietas, exercícios físicos, mostram “o antes e depois” das pessoas que resolveram aderir às mudanças de hábitos, pessoas praticando corrida ou qualquer outra atividade física ao ar livre ou na academia.

Em uma análise geral, não sou contra a existência desses projetos. Pelo contrário. Eles incentivam milhares de pessoas que, talvez por desmotivação, estavam acima do peso, o que pode ser extremamente prejudicial para a saúde.

Cheguei a ler até uma frase legal (e saudável) sobre o assunto no perfil da Carol Buffara “O emagrecimento é mera consequência de um novo estilo de vida” e “Não existe milagre, existe força de vontade e determinação.”

projeto carol buffara instagram blog dona onça

Nem sei quando nem como descobri o projeto da Carol, mas aos poucos fui vendo as fotos em seu Instagram e curtindo as experiências das outras pessoas. Muitos, ao usar a tag #projetocarolbuffara , contam o quanto foi difícil chegar ao peso ideal e como fizeram para alcançar esse objetivo. É realmente bem inspirador.

Outro perfil que é interessante é o Nutrição. Nele há várias dicas de lanchinhos e informações sobre os alimentos.

dica de lanche noturno instagram blog dona onça

Por fim, há o instagram da Bárbara que é personal trainer e estudante de nutrição. Nele, ela posta muitas dicas e receitas saudáveis:

BahEckonen-instagram-blog-dona-onça

O que eu acho mais legal nesses perfis não é a exaltação à magreza ou ao tipo físico considerado como “ideal”. Afinal, ninguém TEM que ser magro, ou mesmo, seguir as sugestões de alguém em qualquer lugar que seja. Até porque as pessoas têm estruturas físicas e metabolismos diferentes, logo o que é bom pra um, pode não ser pra outro.

O bom mesmo disso tudo é o incentivo aos cuidados com a gente. Quantas vezes você já parou para reparar no que você come? E na quantidade de exercício que pratica? Muitas pessoas responderiam dizendo que nunca fizeram isso.  E, no final, isso pode ser prejudicial para você mesma.

Ninguém quer ter glicose ou colesterol altos, viver no efeito sanfona ou ver que as unhas e cabelos estão fracos por falta de nutrientes adequados. Além disso, todos sabem que, dietas malucas e exercícios sem orientação não levam ninguém a lugar algum. Podem até dar um resultado momentâneo, mas, no final, quem sofre é o seu corpo.

Por isso, a lição que eu tiro com essa vibe “saudável” que paira na Internet é ter um filtro para verificar quais informações servem pra gente, ou seja, estão de acordo com o nosso tipo físico, e se inspirar com os bons exemplos.

Além disso, é preciso salientar a importância de se procurar um nutricionista para indicar a alimentação mais adequada e de um médico e preparador físico para orientar a respeito dos exercícios ideais. Aí sim você estará no caminho certo para obter um resultado positivo não só na balança e no espelho, mas na saúde e na autoestima que são os mais importantes nessa história toda.

E aí, quem concorda ou discorda desses “projetos” que invadiram as redes sociais?

Deixe o seu comentário!

4 Comentários

  1. Patricia Fernanda Verni disse:

    Lidos!!!!! Eu quero com certeza!!!!

  2. Olivia disse:

    O legal é que as vezes a pessoa começa em um projeto verão e acaba se tornando uma pessoa mais saudável! Todo apoio é bem vindo nesse momento. Foi o meu caso!

    http://www.criarumfacebook.com.br

  3. Mari disse:

    Olá querida, já estou seguindo seu blog, que é muito charmoso viu?

    Convido você e suas leitoras a conhecer o meu:

    http://toobege.blogspot.com.br/

    Beijinhos e tenha uma ótima semana!

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.