15 jan 2013
11

Exercícios físicos para fazer em casa

Ok, a gente sabe que às vezes bate aqueeela preguiça de ir à academia. Em outras falta é tempo mesmo. E, tem horas em que a grana é que está curta. O bom é que, há diversos exercícios físicos para fazer em casa. Eles ajudam a complementar o treino da academia ou para conseguir se manter em forma, sem ter que cruzar o portão do seu “lar-doce-lar”. 

exercícios para fazer em casa

Abdominal Ponte

Um dos exercícios mais utilizados e um dos primeiros que comecei a fazer na academia foi o abdominal ponte. Ele é bem simples e não exige nenhuma estrutura muito elaborada. Você vai precisar apenas de um colchão fino para não machucar os cotovelos. 

Esse tipo de abdominal é excelente para quem quer definir o abdômen, pois você tem que se manter em uma posição de coluna reta, sem deixar o quadril descer, o que força bastante a região abdominal.

Para se exercitar, basta ficar na posição da foto por alguns segundos. No início fazia três séries de 30 segundos cada com uma pequena pausa entre elas. Hoje já faço 3 de 60 segundos com um intervalo de 45 segundos entre cada uma.  

abdominal ponte

Foto: Pinterest

Panturilha Livre

Outro muito simples de se praticar é o “panturrilha livre”. Esse exercício consiste em manter o corpo reto e ficar na ponta dos pés e voltar a ficar em pé normalmente, repetindo esse exercício algumas vezes.

Quando comecei meu treinamento fazia três séries com 15 repetições e com pausa de poucos segundos entre elas. Atualmente faço usando um aparelho, mas ainda costumo fazer em casa nos dias em que não vou à academia. 

 

panturilha livre exercícios para se fazer em casa blog dona onça

Foto: Dieta Já

 

Pular Corda

Se você pensa que pular corda é só brincadeira de criança, está muito enganada. Sua prática é uma das atividades aeróbicas mais completas, pois ajuda na perda de calorias (30 minutos de exercício pode eliminar até 400 delas!!!), tonifica os músculos, além de ser divertido. 

 pular corda para perder calorias blog dona onça

 

Caminhada

Essa é para ser feita perto de casa 😉 . Todo lugar tem um espaço que pode ser usado para fazer caminhada. Seja uma pista própria, uma avenida mais tranquila ou um parque. Mas há algumas dicas para praticar o exercício de forma adequada:

– Primeiro, procure um médico antes de fazer qualquer atividade e saber se está tudo bem com o seu corpo;

– Evite praticar em períodos em que o Sol está muito intenso. Opte por fazer exercícios até às 10 da manhã e após às 16hs;

– Hidrate-se! Muita água para recuperar o líquido perdido no suor;

– Coma alimentos leves. Nada de fazer exercícios em jejum, hein!

– Ao caminhar você deve manter certo ritmo, movimentar os braços (nada de fazer caminhada de mãos dadas com o bofe achando que está se exercitando. Isso é só um passeio! hehe). O exercício deve deixar você ofegante;

– Use um tênis que amorteça o impacto ao pisar no chão. Seus joelhos agradecem. 

caminhada para perder calorias blog dona onça

Foto: M de Mulher

E aí, não há mais desculpas para ficar parada, hein? =D

Dê algumas dicas pra gente se exercitar mais em casa também!

 

Deixe o seu comentário!

11 Comentários

  1. Pri disse:

    Bem legais as dicas, só precisa tomar cuidado pra não fazer errado e se machucar :>

  2. Ih, arrazou!!Eu que não posso fazer abdominal comun, pq força minha coluna, acho que essa da p tentar, Vou incluir nos que ja faço, e pode mandar mais uns amiga!!Arrazou!!

  3. Luh Guedes disse:

    Sempre dá pra matar em casa, porémmm, tem que ter uma disciplinaaa!!! Super post Carol!

    Kissus

    Luh Guedes
    @luhguedes
    http://www.devaneiosdeumacamaleoa.com

  4. Talitah disse:

    Ahhhh que massaa

    tenho uma corda e nem lembrava, vou fazer a partir de amanhna!

    to precisando rsrsrs

    xx
    Tali
    nuasecruasblog.wordpress.com

  5. Milena disse:

    Oie! estou chegando agora aqui pelo blog e estou amando!
    Eu faço caminhada todos os dias (exceto aqueles em que minha cama vence – mas é quase nunca, rsrsrs) levantop as 5h30 e caminho com minha irmã por 40 minutos. é ótimo!!

  6. Gostei das dicas viu!Na verdade eu já pratico alguns outros execícios em casa, que são pra desenhar o bumbum e a coxa, ter barriguinha lisa e durinha.Tem alguns execícios que precisa ter os 'pesinhos'.Mas tem tb dicas pra vcs fazerem em casa sem eles.Tem os links dos vídeos no meu blog, se quiserem dar uma olhadinha! (:
    http://titibowreboll.blogspot.com.br/2011/01/quero-me-exercitar-por-onde-comeco.html

  7. Isabella disse:

    Gostei das dicas viu!Na verdade eu já pratico alguns outros execícios em casa, que são pra desenhar o bumbum e a coxa, ter barriguinha lisa e durinha.Tem alguns execícios que precisa ter os ‘pesinhos’.Mas tem tb dicas pra vcs fazerem em casa sem eles.Tem os links dos vídeos no meu blog, se quiserem dar uma olhadinha! (:
    http://titibowreboll.blogspot.com.br/2011/01/quero-me-exercitar-por-onde-comeco.html

  8. Hevelyn disse:

    Muito boas as dicas, Carol. Hoje em dia só não se exercita quem não quer mesmo, porque as opções são várias!! Beijos

    http://tudoumtanto.blogspot.com.br/

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.