10 jul 2012
19

Moda x Estilo

Se fosse para definir o conceito de cada um em uma frase, poderia dizer que moda é passageira e estilo é fixo. Entretanto, se a gente pensar bem vai ver que não é tão simples assim. A moda é cíclica, vai e vem, mergulha no passado e traz referências para o presente, dá um pulo no futuro e faz a gente imaginar como serão as roupas daqui a alguns anos. Ela tem um poder impressionante de brincar com a nossa imaginação, com os nossos desejos e sonhos. 

E dizer que o estilo é aquele que “fica” também não é uma definição completamente certa. O estilo muda conforme as mudanças em nossas vidas. É só fazer um “vale a pena ver de novo” nos anos anteriores e você verá o quanto já mudou com o passar do tempo. Algumas gostavam de roupas esportivas e agora são clássicas, umas eram do rock e agora curtem mesmo é um vestidinho e scarpin e há aquelas que viviam emperequetadas e hoje amam o bom jeans e a camiseta branca. É, a gente muda. Que bom!
moda x estilo
 
Acontece que a moda sofre alterações pelo menos 4x por ano e está totalmente ligada às estações. A cada virada de estação ela apresenta novos desfiles e com eles, novas tendências. Já o estilo é a expressão da nossa personalidade e atitudes. E não tem a ver só com o vestuário não! O estilo de cada um está em tudo: nas roupas, no carro, na bolsa, na decoração da casa e até na escolha da cor da escova de dentes. É a representação do que a gente é por meio do mundo físico.
moda x estilo
 
Daí, surge a dúvida: como usar a moda a favor do nosso estilo? Primeiramente, é preciso se conhecer muuuuito bem. Saber como é a sua personalidade, rotina, se você é calma ou brava, carinhosa ou mais distante, agitada ou serena… A partir desse autoconhecimento, você conseguirá refletir o que é por meio das roupas, calçados e acessórios. 
 
Já sabe tudo sobre você? Agora é a hora de ter um “olho clínico” sobre o que o mundo da moda vai apresentar a cada estação. Por exemplo, surge a tendência dos vestidos de babados, super lindos e românticos. Até aí, tudo bem. Acontece que você tem uma rotina super agitada, adora uma calça jeans e roupas práticas para se vestir. Assim sendo, é melhor riscar essa tendência da sua lista de compras. Em compensação, a calça jeans flare também estará em alta. Logo, você que adora esse tipo de calça poderá experimentar o modelo com a boca mais larga. Ele estará de acordo com o seu estilo e, consequentemente, não será uma modinha qualquer que vai ficar esquecida no seu guarda-roupa.
moda x estilo
 
Muitas das compras erradas que fazemos vem justamente disso: a pessoa não se conhece bem e acaba comprando algo que viu em uma amiga e ficou legal. Só que a sua amiga não é você, o estilo dela pode ser bem diferente e o tipo de corpo também. Afinal, pelo bem de todos, as pessoas não são iguais. Dessa forma, o melhor é investir só naquilo que te deixa linda e que é a sua cara. Vai por mim, sua vida vai mudar. 

Deixe o seu comentário!

19 Comentários

  1. Caren Sales disse:

    Carol… amei o post!!!!
    E acho que estilo é uma coisa que você TEM ou NÃO TEM!!!! E isso varia muito em relação a moda… tem gnt que vive na moda e não tem estilo… Acho que isso é um dom… que como poucos pode ser adquirido !!!!

    Beijos
    CS
    https://www.facebook.com/blogcarensales
    http://blogcarensales.wordpress.com/

    • Blog Dona Onça disse:

      Oi, Caren!
      Que bom que vc gostou!=)
      Bom, na verdade, acho que todo mundo tem
      um estilo próprio,mas nem todos se conhecem
      o suficiente para conseguir transparecer esse
      estilo nas roupas, acessórios, etc.

      Beijos!

  2. Carmen Steffens Ji-Paraná disse:

    …Muito interessante, vale a pena ler…

  3. Nossa amei a explicação!!! de verdade me esclareceu muitas dúvidas, pois agora já sei porque compro no impulso e acabo não usando rsrs… vc poderia falar um pouco de cada estilo rsrs…

  4. Carox disse:

    Muito legal o blog, parabéns!

    Meu nome é Carox, sou cantora e estudante de moda, e criei uma marca de moda feminina chamada Chariot. É jovem, descolada e pro dia a dia. Gostaria de saber se você poderia divulgar no seu blog, se você achar que tem a ver com alguma parte do seu público! Espero que curta. Você pode ver e comprar em http://www.lojachariot.com.br beijos!!!

  5. Mércia disse:

    Adorei o texto.. o que vejo muito nos blogs de hoje é muita moda e pouco estilo 🙁 caço blogs de meninas com estilo!!!

  6. Dani Freitas disse:

    Adorei esse post! Acho super valido fazer esse tipo de reflexao e tentar descobrir, a cada dia, qual o nosso estilo! Acho que essa busca nunca acaba ne? hhehehe

    Eu mesmo era super rockeira e metaleira qdo era adolescente, agora qm olha para mim jamais diria q um dia era metaleira! hahahaha Mas felizmente o gosto musical e as bandas ainda continuaram, só o estilo que foi embora!!

    Beijos

    http://www.danifreitas.com

  7. Amei o primeiro look, só ñ usaria esse tênis, aff tenho pavor a tênis.
    😀

    http://simplesechique.com

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.