7 mar 2012
1

O que fazem os Caçadores de Tendências?

Entender e perceber as tendências do mundo da moda é questão de prática e conhecimento. E essa atividade é tão importante que se tornou uma profissão, cujo termo em inglês é trend-hunters ou cool-hunters. Para nós, caçadores de tendências.

O trend-hunter é um profissional que detecta tendências que serão absorvidas pelos clientes finais (nós) em um curto espaço de tempo. Para ter essa percepção é necessário estudar muito e, mais do que isso, ter perfil observador. Afinal de contas, o caçador de tendências deve ter a capacidade de perceber possíveis itens que poderão se tornar sucesso nos looks das celebridades, nos blogs e, principalmente, nas ruas. Assim, muitos desses profissionais passam dias viajando, indo a lugares diferentes onde possam encontrar pessoas com estilos variados.

Para você que está se perguntando qual seria a formação desse profissional, saiba que os caçadores de tendências podem ter diversas formações como Moda, Marketing ou Comunicação. O mais importante é ter conhecimento suficiente para captar o que pode ser sucesso e saber escrever bem , pois terá que fazer relatórios para justificar as suas escolhas. 

Os instrumentos de trabalho são, normalmente  uma câmera fotográfica, um smartphone, bloquinhos, enfim, tudo o que seja fácil de carregar, já que a qualquer momento ele poderá identificar alguma tendência

Feito isso, o trend-hunter reúne as informações coletadas e faz publicações que orientarão estilistas e demais profissionais da moda no mundo todo.

Onde eles trabalham? Normalmente em agências especializadas como a WGSN ou a Stylesight contratadas pelas marcas para informar as possíveis tendências e ajudar na hora de produzir as peças dos desfiles e de coleções. 

Mas, sabia que você também pode caçar tendências sem ser um profissional? Observar a moda das ruas é importante para que você consiga manter-se atual. Que tal dar uma olhadinha com atenção nos looks da sua cidade? Com certeza eles trarão muitas informações de moda nas quais você pode se inspirar para montar as suas produções.

Sempre faço essas observações, pois o que as pessoas usam me inspira muito. Já cansei de ver combinações que anotei e repeti em mim depois. E vocês, também curtem fazer isso?

 

 

Deixe o seu comentário!

1 Comentário

  1. Renata disse:

    Adorei o post!
    Parabéns pelo blog 🙂
    Bjs
    http://www.donnalella.com.br

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.