29 fev 2012
12

Itens que transmitem seriedade…

Ok, pensar que a gente julga as pessoas pela aparência e que também somos julgados pelo que as pessoas vêem pode ser triste. Mas fala que não é exatamente isso o que acontece? Assim que avistamos alguém, traçamos inconscientemente um perfil do que ele representa por meio de suas roupas, de seus acessórios e gestos. Por exemplo, a gente vê uma pessoa com um iPad e, de repente, ela pega o iPhone no bolso. O seu relógio é moderninho e os seus óculos são aqueles grandes e de armação preta… Enfim, você provavelmente pensará que ela é geek (nome dado àqueles que são super ligados em tecnologia). 

No mercado de trabalho esse julgamento também acontece. Portanto, se você quer passar uma imagem de pessoa séria e comprometida, pode investir em alguns itens que ajudam a construí-la. Uma aparência mais séria passa confiança e segurança para clientes, fornecedores e empregadores. Só não se esqueça de que ela precisa de coerência para ser mantida. De nada adianta se apresentar de forma séria se, no dia-a-dia, você não trabalhar com seriedade, não é mesmo? A imagem ajuda, mas não se mantém sem as atitudes. 

Bom, voltando aos itens, vou citar alguns que podem te deixar com uma aparência mais profissional:

– Relógio: O relógio indica que a pessoa deve ser pontual, alguém que se preocupa com os seus compromissos. 

– Óculos de grau – Passa a ideia de que a pessoa é estudiosa e comprometida;

– Maquiagem leve: Sabe aquela maquiagem que disfarça as imperfeições e valoriza os pontos fortes de forma discreta? Pois ela passa a imagem de que, quem usa, cuida de si e, consequentemente, pode cuidar bem da empresa de um possível empregador também. 

– Esmaltes discretos: Cores claras e suaves transmitem tranquilidade e discrição. Perfeitos para quem quer adotar uma postura mais séria. 

Aí você vem e pergunta “poxa, mas aí eu não vou poder ter o meu estilo próprio? Terei que me vestir de acordo com essas dicas de consultoria de imagem?”. A resposta é não. As dicas são feitas para ajudar a quem quer ter uma aparência mais séria, mas você pode usar outros itens que tenham a ver com o seu estilo. Por exemplo, você se veste de maneira formal, acrescenta os acessórios citados acima, usa maquiagem e esmalte discretos, mas, em contrapartida, usa um anel que tem tudo a ver com o seu jeito de ser ou uma estampa que cai bem em você como nos looks abaixo:

Usar uma peça mais formal como uma camisa ou calça de alfaiataria também acrescenta seriedade à produção. 

É importante ainda verificar como é o estilo das pessoas no seu ambiente de trabalho. Alguns locais são extremamente formais, já outros permitem usar jeans e tênis. Em ambos, vale o bom senso antes de tudo. 

E aí, que imagem profissional você está passando?

Deixe o seu comentário!

12 Comentários

  1. Carol,
    Adorei o post!
    Acho que a gente tem mesmo que se preocupar com a imagem que está passando.
    Eu sempre tomo cuidado para me vestir no trabalho porque já tenho cara de novinha, aí dependendo da roupa fico mais ainda né? Infelizmente já percebi que isso atrapalha num primeiro momento.

  2. Caroline, super enriquecedor seu texto!
    Apesar de achar um pouco ruim ser julgada pela aparência
    sei que ela precisa ter alguns cuidados e as dicas que você deu são ótimas! Vou providenciar um relógio bem lindo!;)
    Beijos

  3. Deise Gomes disse:

    As dicas são ótimas Carol! E tem mesmo todo sentido…
    Pra muitos parecem que não, mas esse pontos são cruciais mesmo!
    Beijosss
    http://www.smooch.com.br

  4. marina disse:

    OI Carol,
    Adorei as suas dicas e concordo com vc.
    Adoro ler seus posts, beijocas
    http://www.marinaliberman.com.br/blog

  5. Chique Demais disse:

    É verdade! esses itens que você citou são muito importantes para passar uma imagem de seriedade. É muito bom todas entenderem o que é legal usar qdo precisarem, parecer mais sérias.

  6. Carol,

    eu acho interessante, mas em mim não gosto de muito sério não..rsrs
    Mas no trbalho é essencial…

    Bjs linda!

  7. Glena M. disse:

    Adorei o post!
    As peças realmente transmitem mais seriedade… E não deixam de serem lindas.

    Beijos beijos…

  8. ingrid disse:

    eu sou louca pra ficar bem nessas pantolonas de alfaiataria sabe.. acho tao fino..

  9. Luana Mester disse:

    Adoro peças em alfaiataria.
    Beijos

    http://www.decaronanamoda.com

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.