30 nov 2011
25

Quando o passado invade o presente…

Vocês já devem ter reparado que vira-e-mexe acontece um revival de alguma peça ou tipo de maquiagem que era tendência no passado, não é mesmo? É o mundo da moda fazendo um resgate de algo que fez sucesso nas décadas passadas para retornar às passarelas e vitrines de forma renovada. Um exemplo disso é a calça pantalona, que era uma peça típica dos anos 70 e que hoje, volta à cena para fazer a nossa temporada primavera/verão ficar mais elegante. E esse namoro do passado com o presente mantém-se forte, sempre trazendo à tona novidades inspiradas nos velhos e bons tempos.

Alguns termos usados para descrever essas peças que remetem à outras épocas são o vintage e retrô. O que muita gente não sabe é a diferença entre eles: Vintage são os itens, realmente, antigos e que pertenceram à moda do passado. Já o retrô é um relançamento, ou seja, algo novo que foi inspirado em antiguidades.

Tanto um quanto o outro têm propostas bem interessantes. O primeiro incentiva o aproveitamento daquilo que foi hit e que pode ser, perfeitamente usado na atualidade, já que encontra-se em bom estado e cabe na montagem de alguns looks. Podem ser encontrados entre os pertences de nossos pais e avós e nos famosos brechós. Já o segundo apresenta releituras gostosas de como eram determinados itens no passado. Ambos trazem aquela sensação de que voltamos no tempo

E esse “ar” de anos anteriores não está só nas roupas, sapatos, maquiagem e acessórios não! É como se fosse um estilo de vida que se espalha por objetos, músicas, móveis e até carros, como vocês já devem ter visto por aí.

Particulamente, acho tudo isso sensacional. É tudo de bom poder vivenciar de alguma forma o que estava presente no dia-a-dia dos mais velhos. Mas não gosto de usar tudo o que vem de outras épocas em um só look, por exemplo. Acho legal a possibilidade de brincar com a idade das peças, usar um item moderno e outro com cara de antiguinho. 

Fala que não é uma delícia sentir um pouco de como era o mundo nos velhos tempos! 😉

Leia mais sobre esse assunto no blog Bazar em BH

Deixe o seu comentário!

25 Comentários

  1. Carina disse:

    Que lindo post!! Adorei este último make 🙂

    Bjoss

    http://sweetlittletips.com/

  2. Chique Demais disse:

    Adorei!
    Esse ar de retrô na moda é muito legal mesmo!
    Tem tantas coisas inspiradoras…
    Amo!!

    beeijo ;*

  3. Eu AMO essa mistura de anos, rs! Fica lindo esse estilo mais vintage..
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

  4. FashionStorm disse:

    sensacional o post.. são lindo os looks…

    bjs,
    FS

  5. Juliana disse:

    Adoro essas ondas retrô!! Bjks

  6. Carla disse:

    Acho tão legal aproveitar uma peça que foi usada no passado e adaptá-la nos dias atuais!
    Beijos.

  7. Gostei de saber as diferenças eu mesmo fazia bagunça com isso !

  8. Simplesmente amei esse post!!! Apesar de ser suspeita a falar, pois amo de paixão todo esse estilo, seja ele retrô ou vintage mesmo!!!
    bjinhos,
    Gra e Jaque

  9. Naomi disse:

    Adoro vintage e retro <3

  10. É uma delícia essa moda retrô e vintage, adoro!
    Beijos.

  11. Marina disse:

    Que lindas as imagens, adorei e gostei muito do seu blog tbém, beijos e sucesso.
    http://www.marinaliberman.com.br/blog

  12. Amanda Septimio disse:

    Nossa! Nem sabia que havia diferença!! rsrsrsrs

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.