19 abr 2011
7

Ética nos Blogs?

A idéia para escrever este post nasceu a partir da leitura de um texto da revista Criativa e de vários textos escritos em blogs por aí sobre o assunto. Mas já tinha até desistido de publicá-lo, até que li um texto da Lílian Pacce, também sobre o assunto, com o qual concordei e discordei em algumas partes.

Acredito que ética é fundamental em qualquer profissão, inclusive para quem ganha dinheiro com a publicidade em blogs. Em um blog emitimos a nossa opinião sobre os assuntos que nos interessam e isso, felizmente, atrai público e gera discussões. Acho que isso é o mais legal! Só que os blogs foram ganhando mais e mais espaço e as empresas perceberam que as/os blogueiras/os são importantes formadores de opinião e que influenciam na compra de produtos ou no uso de serviços.

Até aí, tudo bem. Não acho errado ganhar dinheiro por meio de um blog. Afinal de contas, dá  trabalho escrever posts para a semana toda, ir a eventos, responder às dúvidas, críticas e sugestões, se relacionar nas redes sociais, entre outros. Mas, pelo menos para mim, é um trabalho bom. Quando a gente faz o que gosta, não é trabalho, é prazer. Adoro escrever, adoro pesquisar sobre os assuntos que gosto e poder compartilhar isso aqui no blog. Mas ter seu trabalho reconhecido ao receber propostas de empresas também é muito satisfatório. Por exemplo, você trabalha em uma empresa, ganha dinheiro para isso (é claro!) e, de repente, recebe uma promoção por bom desempenho… você não ia gostar? Eu ia amar.

Na minha opinião, o errado é ganhar dinheiro trabalhando para empresas que não tem NADA  ver com o estilo do seu blog e com o seu público.  É super importante filtrar os assuntos que são relevantes para você e que você acredita que também são relevantes para quem lê os seus posts. Não adianta nada eu aceitar um anúncio de uma empresa de pneus aqui no blog se mal, mal eu sei trocar um. Isso sim é se vender: publicar um anúncio que não te interessa e não interessa aos seus leitores.

Outra coisa fundamental é informá-los sobre os posts patrocinados. As empresas pagam a alguns blogueiros para escrever textos sobre seus produtos e serviços ou já mandam textos prontos. Se for alguma coisa proveitosa para todos: blogueiros, empresas e, principalmente, leitores, não vejo problema, desde que seja informado que aquele é um post patrocinado. Já para os anúncios é dispensável, pois é  fácil perceber que é publicidade.

Agindo assim, estaremos sendo claros com os leitores, com as empresas e coerentes com o que somos. Eu não posso e nem quero escrever sobre algo que não gosto. Não tem nenhum post aqui que eu escrevi sem ter me interessado pelo assunto. Até por que, para escrever bem, precisamos de inspiração, conhecimento e informações e, se um dos componentes falha, pode esperar por um texto ruim. Portanto, podem acreditar que aqui no blog só terão posts, patrocinados ou não, com assuntos que me interessam e que eu acreditar que vocês também irão gostar. Mas esse é um papo longo e que ainda vai gerar muita discussões em vários espaços. E isso é muito válido.

Sobre o texto da Lílian Pacce que citei no começo do post, adianto que não tenho nada contra ela, até gosto e acompanho o seu trabalho. Mas é que ela questionou a credibilidade dos blogueiros de moda comparando-os com jornalistas e editores de moda. Acredito que os blogueiros saibam que não são jornalistas ou editores. Alguns até têm formação para tais ou trabalham na área, mas, no final das contas, blogs são pessoais. Neste espaço temos a responsabilidade de passar informações verdadeiras, mas são as nossas opiniões. E não posso deixar de ressaltar que, em relação aos posts patrocinados e anúncios, os diversos veículos de comunicação também recebem para fazer algumas matérias, incluir produtos nas cenas de novelas, entre outros. Volto a dizer que, o mais importante é a transparência, onde quer que a informação esteja.

E então? O que acham desse assunto?

Eu já tinha desistido de falar sobre esse assunto, mas julguei que era importante dizer o que eu penso a respeito a quem acompanha o Dona Onça.

Beijos!

 

 

 

 

 

 

 

Post's relacionados

Deixe o seu comentário!

7 Comentários

  1. Carla Sidonio disse:

    Parabéns Carol.
    Ótimo texto. Eu não ganho nada com o meu blog, e não acho errado ganhar, como você falou, as vezes temos muito trabalho. Mas fazemos porque gostamos, e não vejo problema algum receber algum benefício por isso. Beijos

  2. Carol, concordo com vc. Acho que agora virou mania criticar blogs por seus Looks do dia, posts patrocinados e tudo mais. No fim das contas, acho que vc tem que ser bem sincera com seus leitores e informar pra eles que aquele post foi patrocinado ou aquela peça foi ganhada.
    Eu li esse texto da Lilian tbm e achei que ela está certa em alguns aspectos mas muito errada em outros. Primeiro que nem toda blogueira acha/quer ser editora de moda, escrever para uma revista nem nada, simplesmente quer ter seu blog e pronto. Segundo que no fim das contas, a revista é modo de vender o espaço, assim como o blog, mas claro guardadas suas proporções.

    Bom texto, Carol!

    bjos

    • Blog Dona Onça disse:

      Concordo com tudo
      o que vc escreveu,Marcela!
      Desde que seja informado e que
      tenha a ver com o estilo do blog,não
      vejo problemas em divulgar posts patrocinados.
      Beijos!

  3. Andrea Brito disse:

    Esse assunto está sendo muito polêmico nesses últimos dias. Todo mundo resolveu criticar os blogueiros como se fossem todos iguais. Eu até entendo as críticas, porque tem muita gente sem noção por aí. Mas não são todos e eles generalizam muito. Concordo com tudo que você falou. Não tem nada demais você ganhar por um trabalho que faz com o coração, pesquisa para fazer tudo bem feito e principalmente quando é verdadeira e sincera com seus leitores né?
    Você viu o texto da Camila Coutinho essa semana? Também gostei bastante….acho que seu texto e o dela são ótimas respostas para a crítica 🙂

    Bjinhos

    • Blog Dona Onça disse:

      Tem razão,Andrea!
      Esse assunto deu o que falar!
      Eu li o post da Camila e achei perfeito!
      Penso como ela.Acho que tem espaço para
      todos e não tem por que ficar com essas acusações
      infundadas.
      Beijo!=)

  4. Ei Carol!!Agora sim
    Então…acho que os blogs tem poder e isso não agrada as outras mídias!!
    Bjos Cris

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.