28 mar 2011
27

Dona Onça entrevista Joanna Moura!

“Publicitária cria blog e promete ficar  um ano sem comprar roupas.” Este aí foi o título que li no Moda Spot.com e que me fez ficar super curiosa para conhecer essa tal publicitária, a Joanna Moura. A Joanna criou um blog chamado “Um Ano sem Zara“. Lá ela posta os looks que produz, usando peças que já estão no seu guarda-roupa, fala das “crises de abstinência” e de como está sendo a experiência. Como uma boa consumista (que tenta se controlar) que sou, fiquei super interessada quando soube que alguém estava tentando ficar UM ANO sem comprar nada. É muito tempo! Pensei logo em pedir para fazer um entrevista exclusiva para o Dona Onça. Para isso, pedi ajuda da amiga e jornalista Larissa Oliveira Pimentel (@larissapimentel) e então fizemos as seguintes perguntas que a Joanna respondeu logo abaixo:

1) De onde surgiu a idéia de passar um ano sem comprar nada?

Há um tempo atrás dei uma organizada no meu armário. Tirei coisas que não achava que ía usar mais e achei coisas que nem lembrava que tinha e que são muito legais. Isso me fez pensar. Como eu tava no vermelho mesmo e queria começar a juntar uma grana, pensei que parar de comprar roupas poderia ser um bom começo.

2) Já teve alguma “crise de abstinência”, uma vontade louca de comprar? Se, sim, o que fez para se acalmar?

Ainda não. Fiquei bem tensa no dia do lançamento da coleção da Stella Mccartney para a C&A, mas fiz questão de não passar perto do shopping. Fiz um post sobre o assunto e as leitoras me ajudaram muito. Me deram força, foram na loja, olharam a coleção e falaram que não era tão legal quanto as coisas que estavam no meu armário. No fim das contas é isso mesmo, todo mundo tem coisas bacanas no armário, mas a gente sempre tende a esquecer disso quando se depara com uma vitrine sedutora.

3) Vi que suas peças são bem atuais, embora faça uma mistura com peças retrô na montagem dos seus looks. Você fez um “estoque” de peças antes de decidir parar de comprar?

Não fiz nenhuma compra pensando especificamente em me preparar pro período de abstinência.   Mas sempre comprei roupa, então o estoque foi montado ao longo de anos. Fora isso, viajei no final do ano passado e comprei bastante coisa.

4) Você se inspira em alguém para produzir os looks? Se sim, em quem?

Gosto de ser plural, de ter uma inspiração por dia. Depende muito, se o dia é de sol ou chuva, calor ou frio, se eu acordei feliz ou deprê, séria ou boba. Moda é legal porque a gente consegue se traduzir nela. Acho isso bacana. Óbvio que admiro o estilo de muita gente e incorporo coisas no meu próprio. A Giovanna Battaglia é um bom exemplo. Acho ela chique e com personalidade.

5) Você está tendo apoio dos amigos, familiares? Como eles veem a experiência?

No início todo mundo achou engraçado. Parecia uma promessa impossível de ser cumprida. Mas, com o tempo, eles viram que a coisa foi tomando corpo, as pessoas começaram a entrar e comentar. Agora todo mundo me dá a maior força.

6) Há dias em que olhamos para o armário e pensamos “não tenho nada para vestir”! Embora esteja lotado de roupas. Já passou por essa experiência após ter começado o blog? Como lidou com isso?

Ainda não. O blog só tem 23 dias e por enquanto tem sido um exercício ótimo e super divertido. Estou sendo obrigada a ser mais criativa com as minhas roupas pra que o blog não caia na monotonia. Tenho certeza de que o momento “não tenho nada pra vestir” vai chegar (provavelmente na TPM), mas vai ser mais um desafio que vou ter que encarar e compartilhar.


7) O que você já aprendeu com essa experiência de passar um tempo sem compras?

Aprendi a dar mais valor pras coisas que eu tenho. E isso é ótimo. Ontem ganhei um presente de aniversário e fiquei muito mais feliz do que ficava antes. Porque agora qualquer coisa que eu ganhe é uma novidade enorme, antes tudo era mais banal.

8) Como foi para você perceber que muitas mulheres sofrem com o mesmo problema (comprar compulsivamente)?

Foi um alívio. E foi surpreendente. Eu sempre soube que as mulheres de uma maneira geral tem uma queda por comprar além da conta. Mas me sentia muito sozinha porque ninguém sai por aí falando que está endividada. É um assunto meio tabu. Acho que quando coloquei o assunto na mesa todas as endividadas anônimas se sentiram a vontade pra compartilhar suas experiências também.

9) O blog já está rendendo bons frutos para você?

Não tinha grandes pretensões com o blog. A idéia era simplesmente não gastar mais dinheiro. Mas acabei ganhando bem mais do que isso. Me sinto super próxima das pessoas que vão lá e deixam recados. É bom receber esse feedback. Dá mais força e ânimo pra ir até o fim.

E aí? Gostaram da entrevista?

Aceitariam esse desafio?

Eu  amei conhecer um pouquinho mais da história dela. Servirá de inspiração para fazer um exercício fashion diário: conseguir montar looks com estilo, usando peças do nosso guarda-roupa mesmo.

Ps: Participação da Joanna no Fantástico.

Obrigada, Joanna, por aceitar o convite!

Obrigada, Larissa, por me ajudar com as perguntas!

Beijos!

Post's relacionados

Deixe o seu comentário!

27 Comentários

  1. Larissa disse:

    Esse é um desafio e tanto para nós que amamos comprar e estamos expostas a novidades e querências fashion 24/7. Adorei a entrevista e a força de vontade da Joanna. Beijos

    • donaonca disse:

      Tem razão,Larissa!
      A gente sempre acha que tem espaço
      para mais uma pecinha no nosso guarda-roupa,
      mas muitas vezes, ela é dispensável!
      Vou tentar seguir o exemplo dela pelo menos
      por um mês rsrs
      Bjos!

  2. mynameisglenn disse:

    Eu acho a iniciativa dela simplesmente ótima!
    eu tento não gastar, mas é difícil.

    Amei a entrevista!!!

    beijos!

  3. Elô disse:

    hahaha que legal essa propósta de um ano sem comprar nada!!!
    na tpm deve ficar punk mesmo, mas olha nem que eu fizesse isso por um mês prá mim ia ser válido viu.

  4. Adoreiii. Não conheçia o blog dela, adorei e vou super conferir!!!
    Bjoo

    http://bycarolinafabris.com/

  5. Tati Canto disse:

    Adorei!!! Que desafio difícil, hein!!!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

  6. Lucyana Alves Pinheiro disse:

    Que desafio, put’s!! Mas concordo com o que ela falou, as vezes nem lembramos de certas roupas que temos dentro do armário…… Somos consumistas mesmo viu!!! rsrsrs

  7. Amei a entrevista!
    Em especial a parte de troca de experiências como onde ela disse que muita gente passa por isso, mas assumir que está endividada é a parte mais difícil. Muita gente se identificou com a Joanna e é um incentivo para todas!
    Beijus!

  8. F-utilizando disse:

    Menina, tô passada com a força de vontade dela! É um exemplo pra todas nós
    :*

  9. Andrea Brito disse:

    Adorei a entrevista!!! 🙂
    Menina determinada essa né??? Eu já tinha visto o blog dela uma vez através de uma amiga, e fiquei passada haha
    Admiro a determinação, não sei se eu conseguiria, porque um mês eu até consigo, já fiz, mas um ano…..ihhhh haha

    Beijo

  10. Su ( clubpop) disse:

    Admiro a iniciativa dela, também dou o maior apoio.
    bjs
    http://www.clubpop.com.br/

  11. Dani Valente disse:

    Realmente é um desafio muito difícil. Acho que não conseguiria porque 1 ano é muito tempo. E olha que não sou muito consumista não. Sempre penso se realmente preciso comprar aquilo e evito comprar muita coisa de uma só vez, por impulso. Outra coisa, só uso um e apenas um cartão para minhas despesas. Acho mais fácil controlar meus gastos assim.
    Bjs, Dani.

  12. Thaís disse:

    Por incrível que pareça, sem prentensão alguma, tive esse mesmo pensamento que ela: ficar uma ano sem comprar e criar um blog para isso. A única diferença é ela colocou em prática e eu não. Ainda, não consegui iniciar o propósito, acho que pelo fato de não estar endividada. Mas acho que vale a pena também por outros fatores que estavam pesando mais para mim: controlar impulsos, perceber que realmente muitas coisas que achamos que precisamos delas, não precisamos, adotar uma postura menos consumista e mais realista com o planeta, juntar dinheiro (claro!), dentre outras. parabéns.

    • donaonca disse:

      Sério?Que coincidência!
      Mas você é outra corajosa,hein?
      Pois eu não conseguiria ficar esse tempo todo
      sem comprar nada. Meu recorde foi um mês.
      Bom,um mês foi fácil,mas um ano é um ano,né?
      Acho que a gente deve pensar mais nesses fatores.
      Faz bem para o nosso futuro! =)
      Beijos!

  13. Patricia Silvério disse:

    Eu amei a entrevista, é um ótimo insentivo, eu costumo fazer um jejum de compras, normalmente dura 1 mês… mas depois que acaba, eu caiu na tentação e td vai por agua abaixo rs.

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.