3 mar 2011
18

Quais cores mais combinam com você?

Você sabia que as cores que você usa nas roupas, no cabelo, na maquiagem e nos acessórios podem “transformar” a sua aparência para o bem ou para o mal? Eu até tinha essa desconfiança, até fazer o curso de Consultoria de Imagem e ter certeza. Desde sempre a gente ouve falar que certos tons combinam mais com pessoas morenas, outros com loiras ou negras, etc. E isso faz todo sentido do mundo! Só que este assunto ainda é mais profundo. Muitas vezes, a nossa intuição já nos diz quais cores não ficam tão legais pra gente, mas a gente insiste em usar… até que fazemos uma análise de cores com um profissional e vemos a diferença que faz usar a cor certa! Mas o que seria essa análise?

Análise de Cores Sazonal Expandida

Círculo das cores primárias (cores puras: azul, vermelho e amarelo), secundárias (mistura das cores puras em igual quantidade: verde, violeta e laranja) e terciárias (mistura das cores secundárias com as primárias próximas a elas) – Foto:Roberta Calucci.

Existem outros tipos de análises, mas a que aprendi foi a Sazonal Expandida por meio do sistema de 12 tons. A análise é feita usando as cores das estações do ano. Já observou que cada estação tem suas cores características? Vejam com mais detalhes:

– Primavera: Cores quentes e claras, brilhantes, alegres, luminosas.

– Verão: Cores frias e suaves, acinzentadas e sutis.

– Outono: Cores quentes, profundas e terrosas.

– Inverno: Cores frias e puras, intensas e dramáticas.

Com a técnica dos 12 tons, ao invés de usar apenas as quatro estações puras, usa-se cada uma delas divididas em cores mais intensas, profundas ou puras, ou seja, um total de 12 tons. Assim, temos a primavera intensa, pura e clara, por exemplo.

Mas como saber qual a estação combina com a gente? Para fazer a análise, é preciso observar alguns critérios:

1) Temperatura da pele: Antes, usava-se o critério de avaliação da temperatura da pele da pessoa apenas com duas possibilidades: a pele ser quente ou ser fria. Mas percebeu-se que existiam peles que não se encaixavam em nenhum dos grupos. Assim, fizeram um estudo e perceberam que algumas peles são NEUTRAS. Isso acontece por que a nossa pele é formada por vários pigmentos. Algumas tem mais pigmento azulado, são as peles frias. Outras têm pigmentos amarelados, são as peles quentes. E tem aquelas que tem uma quantidade próxima dos dois pigmentos, essas são as neutras.

2) Intensidade/Saturação e Profundidade/Valor das Cores: Aqui, avalia-se se a pele da pessoa é intensa, ou seja, tem a pele viva com brilho no cabelo, pele e olhos ou se a pele é opaca, matificada, sem muito brilho. Outro ponto a ser observado é se a pele é clara ou escura.

A partir daí, é feita uma análise das cores que podem ou não combinar com você por meio de tecidos:

Foto: Estillo Consultoria , onde fiz meu curso.

Aqui, aproxima-se um tecido com a cor quente, por exemplo, e compara-se com um tom frio e depois com um tecido num tom neutro, tudo isso para saber qual a temperatura da sua pele.

É impressionante, gente! Quando a gente usa a cor errada, ela pode realçar olheiras e marcas de expressão, por exemplo. Já com as cores certas, ficamos mais radiantes e com aparência saudável. Ahh, mas quer dizer que eu nunca vou poder usar azul turquesa por que não está na minha cartela de cores? Pode, desde que não seja próximo ao rosto.

Na prática

A minha cartela de cores é a Primavera Intensa. Nela não há esse tom de bege da blusa que estou usando na foto abaixo. O que fazer? Desistir do bege para sempre? Não, né? Passei um batom laranja (embora não esteja aparecendo a cor direito na foto) que está na cartela e ficou tudo certo: sem aparência de cansada, sem ressaltar olheiras e ruguinhas, etc.

Vale a pena saber quais cores são ideais para o seu tom de pele! Isso ajuda muito na hora de escolher o que usar.

O que acharam?

Já conhecem essa técnica?

Post's relacionados

Deixe o seu comentário!

18 Comentários

  1. Elô disse:

    eu sou meio sem noção vou vestindo e testando prá ver, se eu achar que rola, pronto me jogo super!

  2. Ana disse:

    Nossa muito legal! Eu super nao presto a atencão e gosto de tudo colorido! hehe
    Beijoss

  3. bloggdakaka disse:

    Amei a dica Carol! As vezes fico com medo de usar algumas cores, tipo vermelho sempre acho que fico com cara de dancarina de cancan!!!hahah
    xoxo

  4. Carina disse:

    Adorei o post!! É super importante ter saber quais cores mais nos favorecem 😉

    Beijosss

    http://sweetlittletips.com/

  5. Óticas dias!
    Eu sempre tenho um pudor na hora de usar algumas cores!
    BjoOo

    Meu Blog > http://tudodeenovo.blogspot.com

  6. Mariana disse:

    Nossa, não conhecia essa técnica não. Mas acho que, claramente, eu fico melhor com as cores do outono, em tons bege, terrosos!! inclusive, são meus preferidos!
    Quando eu coloco muita cor, acho que fica super esquisitooooo e realmente acaba realçando o q há de pior na gente!!

    Beijinhos, adorei o post!!!

  7. Tati Canto disse:

    Muito interessante esse estudo das cores!
    Bjs,Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com/
    @loveshoesblog

  8. Nina disse:

    Carol!!! Ótimo post!!! Está de parabéns!!
    Estou querendo fazer um curso de consultoria, voce gostou??
    beijoss

DONA ONÇA é um blog pessoal, que fala de assuntos diversos como moda, comportamento, cutura, etc.

Todas as imagens que aparecem no site são de autoria própria, ou reproduções de outros sites e DONA ONÇA não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no DONA ONÇA favor entre em contato e ela será prontamente removida.